Criando valor: Brand Awareness no Agromarketing

Brand Awareness (consciência da marca) é a medida em que uma marca é reconhecida por clientes e está corretamente associada a um determinado produto ou serviço.

Aaker and Joachimsthaler (2000) definiram que o desenvolvimento das marcas é a única estratégia para tirar as empresas do status de commodities e, consequentemente, da competição por preço. A melhor maneira para garantir o sucesso nos negócios é estar sempre na cabeça do consumidor e na sua cesta de opções. Ou seja, garantir que a sua marca seja a primeira coisa que vem à mente do cliente ao lidar com determinada necessidade. É o chamado Brand Awareness.

Entenda o que é esse método mais a fundo e como afeta especialmente o agromarketing.

O Brand Awareness

O Brand Awareness serve para medir o quanto uma marca é lembrada pelos consumidores, associando o quão forte é a ligação entre ela e o produto com o qual trabalha. Isso é importante, pois um nome forte no mercado significa muito mais oportunidades de negócios e de alcance. Pesquisas espontâneas, incluindo oTop of Mind são uma forma de saber o Brand Awareness.


Mas, por que fazer isso?


A importância da marca.


Conforme o mercado se torna mais competitivo e o público mais consciente e com mais recursos, a demanda por um produto mais valioso aumenta. E isso é a marca. É uma forma de agregar ainda mais valor ao produto.

De maneira geral, o setor agrícola compete em relação a três pilares: o preço, o volume e a qualidade do produto. Ter uma marca forte é acrescentar um quarto pilar, é uma forma de se destacar em relação aos competidores criando uma vantagem enorme, especialmente em longo prazo.

Isso irá facilitar a sua vida muito em diversos aspectos. Ao incorporar um novo produto, por exemplo, ou expandir para um novo tipo de negócio, uma marca reconhecida e forte ajuda a conquistar clientes muito mais facilmente. Além de proteger a marca de possíveis oscilações do mercado.

Mesmo em exemplos menores, o Brand Awareness como estratégia de marketing se faz importante. Em feiras, por exemplo, a marca mais forte vai ter muito mais espaço e atrair muito mais atenção do que produtores que não tem nenhum diferencial comercial.

Isso também se expande para contextos mais amplos. Ter uma relação próxima ao cliente, especialmente em casos de fornecedores é fundamental para garantir os negócios. Ter uma marca forte, sem dúvidas, abre muitas portas.

Mas e como conseguir isso?


Como fazer o Brand Awareness?

Existem diversas formas de fazer o Brand Awareness. Algumas opções clássicas ainda funcionam como, patrocinar e participar de eventos como feiras agropecuárias. A presença em eventos locais (dias de campo ou campos demonstrativos) perto de onde o resultado pode ser verificado é uma forma de apostar na forte identidade do setor rural com seu público-alvo. Personalidades e testemunhais de influenciadores também são uma forma de aumentar o alcance da marca.

Por outro lado, o marketing digital apresenta oportunidades cada vez maiores de construir a sua identidade no ambiente virtual. O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma forma de distribuir informação para os clientes, aumentando assim a relação e destacando sua marca como uma autoridade no assunto nas redes sociais.

O Brand Awareness é uma forma de destacar o seu produto em relação aos demais concorrentes. É mais uma maneira de agregar valor e abrir as portas para novos negócios. E para conseguir isso, nós podemos ajudar!

Do planejamento à execução, teremos prazer em compartilhar com você as experiências que somamos ao longo desses 30 anos de atendimento ao varejo e atacado.


Clique aqui e registre as perguntas que retornaremos a você.


REFERÊNCIAS:

https://marketingdeconteudo.com/brand-awareness/

https://www.linkedin.com/pulse/branding-agriculture-creating-brands-from-commodities-mandeep-pujara

Aaker, D.A. and Joachimsthaler, E. (2000), Brand Leadership, The Free Press, New York, NY