Customers insights: Descubra como as pessoas reagem a diferentes tipos de conteúdos

A competitividade e a busca dos profissionais de marketing por conhecer ainda mais os seus clientes levaram ao uso de conceitos bem inovadores, que buscam entender de maneira ainda mais aprofundada a personalidade do público. Uma delas é o customer insight. Vamos ver sua influência em como as pessoas reagem a certos conteúdos.  

O que é customer insight?
Um artigo no “Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice” define o customer, ou consumer insight, como “uma maneira não-óbvia de entender o seu cliente que se aproveitada, permite oportunidades para mudar seu comportamento e gerar benefício mútuo.” 

Isso significa que é uma ferramenta usada para entender o consumidor mais profundamente e o que realmente o motiva. Esse tipo de método envolve, de maneira básica, criar uma conexão mais forte com o público de modo que a sua marca seja prioridade no momento de fazer um negócio. 

O insight surge a partir da análise e interpretação dos dados para descobrir como criar o conteúdo que irá realmente tocar o seu cliente. E sua importância já está sendo amplamente reconhecida, sendo discutida no evento “The Future of Consumer Insights” realizado em São Paulo, em 2016, que reuniu representantes de diversas empresas. 

O estudo feito no evento com base em perguntas aos representantes, revelou que quase 90% dos participantes acredita que o futuro é voltado para o cliente e por isso, 8 entre cada 10 entrevistados reconheceram a importância desse tipo de ação. 

Isso já acontece na prática e um dos maiores exemplos do uso do customer insight é a campanha da Dove. A partir da interpretação de dados a Dove chegou à conclusão de que a maior parte das mulheres gosta de ser admirada pela sua beleza interior, ao invés da beleza exterior. Foi criada então a Campanha Real Beleza, que teve um sucesso enorme na recepção do público, sendo vista por mais de 160 milhões de pessoas no YouTube e até mesmo premiada. 

Onde pode ser usado?
Um dos principais impactos do customer insight é na criação de personas. Ao invés de apenas escrever conteúdos que abordem as características básicas, é possível trabalhar as motivações por trás delas, respondendo não apenas o que o cliente faz, mas porque ele faz. 
Ao ter essa informação é possível fazer dessa ideia a nova base da sua criação de conteúdo. Por exemplo, uma empresa de detergentes americana, a Persil, descobriu que a palavra sujeira despertava uma reação nas mães. Mas essa reação, não é a esperada. 
As mães na verdade se sentiam orgulhosas das crianças, pois identificavam sujeira com exploração e aprendizado. A partir desse insight, todas as ações se voltaram para reproduzir essa mensagem, que ressoou muito mais com o público-alvo. 

Como usar?
Os customers insights dependem profundamente da sua capacidade de identificar e interpretar os dados da maneira correta. Porém, esses dados saem de algum lugar. 
Existem diversas ferramentas que ajudam a coletar essa informação. Uma delas é o Google Trends. Ele consegue medir o crescimento ou não do interesse do público por palavras ou termos específicos de acordo com as suas buscas, além de encontrar as palavras mais procuradas em um determinado assunto. É uma ferramenta bem interessante.  

Descobrir o customer insight do seu cliente pode ser um processo complicado, mas não é impossível.

Nós podemos ajudar! Do planejamento à execução, teremos prazer em compartilhar com você as experiências que somamos ao longo desses 30 anos de atendimento ao varejo e atacado. 
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REFERÊNCIAS:
https://www.ipsos.com/sites/default/files/2017-05/The_Future_of_Consumer_Insights.pdf
https://exame.abril.com.br/marketing/como-nasceu-o-viral-dove-real-beleza-feito-por-brasileiros/
https://blog.hypeinnovation.com/what-is-a-good-customer-insight
https://link.springer.com/article/10.1057%2Fdddmp.2014.59
https://www.nobrepropaganda.com.br/blog/brand-awareness