Engajamento Social: Experiência que gera afinidade

O engajamento é uma palavra de ordem no marketing atual, especialmente no on-line. É mais do que o número de visitantes em uma página, ou o número de cliques gerados por um blog – é a medida do quanto o cliente está envolvido com sua marca e pelas boas experiências passa a defender e recomendar seu produto ou serviço.

De acordo com Bowden (2009) o engajamento é um processo psicológico que modela os mecanismos subjacentes pelos quais a fidelização de clientes se configura para novos clientes de uma marca, e os mecanismos pelos quais a lealdade pode ser mantida para que se repita a compra.

Para orientar a estratégia de engajamento dos profissionais de marketing, a Advertising Age e o Google conduziram duas pesquisas paralelas: uma de opinião com consumidores e outra com membros da indústria, que explorou como profissionais de marketing, agências e empresas de mídia se engajam com os consumidores. Seis informações principais nessas pesquisas ajudarão a avaliar, modificar e gerenciar ativamente uma estratégia de engajamento on-line:

  • Pessoas engajadas compram mais;
  • Engajamento pode ser inspirado;
  • É importante gerenciar ativamente uma estratégia de engajamento on-line;
  • Avaliações e métricas melhores aumentam o foco no engajamento;
  • Anúncios on-line engajam ativamente; 
  • Empresas agora pagam diretamente pelo engajamento que querem promover. 

Conheça agora como engajar seu público para criar maiores oportunidades para sua marca.


O público

Ao definir uma estratégia é importante entender as tendências de engajamento e de compra do seu público-alvo. Um estudo de pesquisa recente do YouTube Insights indica: "Os consumidores se engajam com marcas que compartilham suas paixões e interesses, e quando o engajamento é muito forte eles se tornam fãs. Consideramos como fãs os clientes mais importantes da marca. Eles são defensores que também tendem a comprar com regularidade".

Os canais

O engajamento pode ser criado por meio de qualquer canal digital. Ainda de acordo com a pesquisa da Advertising Age e do Google, 41,8% ficam inspirados a engajar com marcas devido à qualidade do website da marca, 29,5% devido à presença da empresa nas mídias sociais e 26,7% ficam inspirados com anúncios em banner on-line. Isso sugere que quanto mais canais, maior a eficiência. Uma abordagem com base em influenciadores e que estimule recomendações diretas e em mídias sociais pode funcionar especialmente bem com todos os tipos de consumidores. Entre os que afirmaram que as "recomendações de pessoas que conheço" são uma fonte de inspiração para engajar com uma marca, 61,6% são engajados, 56,6% hiperengajados e 37,8% tradicionalistas.

Os resultados

Quantificar o engajamento não é tarefa fácil. Atualmente mais de 20 métricas podem ser utilizadas para ajudar nessa avaliação. Algumas métricas que devem ser consideradas para a mensuração do engajamento dos clientes são:

  1. Alcance
  2. Fluxo para o site
  3. Vendas (claro!)
  4. Custo por engajamento
  5. Conversões

Campanhas de engajamento não são simples, precisam de tempo, dedicação e estratégia. Do planejamento à execução, teremos prazer em compartilhar com você as experiências que somamos ao longo desses 30 anos de atendimento ao varejo e atacado.

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Referências:

https://novaescolademarketing.com.br/marketing-digital/o-que-e-mesmo-engajamento/

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/7-estrategias-para-criar-engajamento-com-seus-clientes/

https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/celso-andrade/37686/engajamento-de-clientes-o-que-fazer-para-melhora-lo-em-seu-negocio.html

https://think.storage.googleapis.com/intl/ALL_br/docs/brand-engagement-in-participation-age_research-studies.pdf