Indicadores de desempenho: como mensurar os resultados do seu evento?

O evento acabou, você está no escritório e seu diretor está pedindo os índices de sucesso que justifiquem tamanho investimento. E agora?

Medir o sucesso de um evento não é tão difícil quanto parece. O número de pessoas presentes é uma métrica óbvia, e pode dar uma ideia superficial do sucesso, mas não é capaz de contar toda a história. Por isso, vamos ver os indicadores de desempenho e como eles podem ajudar a medir os resultados de um evento com mais precisão.

Convites

Se você tem a base organizada pode convidar seus clientes antecipadamente. Funciona incluir um botão call-to-action com confirmação automática para facilitar a vida de todo mundo.

Geração de Leads

Palavra de ordem no marketing atualmente, um dos objetivos da empresa deve ser gerar leads (qualificados, por favor!) durante o evento. Atender, mapear e cadastrar, funciona simples assim. Se possível anotar o momento em que o cliente se encontra e a real perspectiva de compra.

Sua opinião não me interessa

Tudo bem se o objetivo da sua empresa não for gerar leads. Em alguns casos a empresa busca o posicionamento da marca na mente dos seus clientes (brand awareness). Nesse caso a medição acontece através de pesquisa de recall, reforçando que pesquisa é estatística e deve ser feita por especialista!

Você também pode monitorar e rastrear menções sociais. Uma menção nas mídias sociais significa que alguém interagiu com sua marca e agora está falando sobre você com sua rede social.

Se o importante for conhecer o fluxo do stand, sua empresa pode utilizar os bons e velhos contadores, quando os scanners de crachá não estiverem disponíveis.

Índices de desempenho comercial

Vendas, vendas e vendas! Monitorar os resultados comerciais inclusive os iniciados no evento e finalizados posteriormente fazem parte dessa ação. Nós aqui na Nobre Propaganda acreditamos que todos os eventos são oportunidades comerciais. Tudo bem se for feito de maneira discreta, apenas um balcão de vendas, mas o cliente precisa ter acesso ao produto, especialmente nesse momento em que ele estará mais aberto e interessado.

Medir o sucesso real de um evento é muito relativo. Certos objetivos mais sutis como, por exemplo, fazer com que os participantes gerem negócios entre si no caso de exposições ou feiras, podem ser muito difíceis de medir. Por isso, é preciso escolher os indicadores de desempenho corretos. Mas para isso, nós podemos ajudar!

Do planejamento à execução, teremos prazer em compartilhar com você as experiências que somamos ao longo desses 30 anos de atendimento ao varejo e atacado.

Clique aqui e registre suas perguntas que retornaremos a você.