O marketing de conteúdo como aliado do seu evento


Falamos muito sobre marketing de conteúdo, que, ao lado da gestão de eventos, é uma das nossas principais áreas de atuação. Quando o utilizamos a favor dos eventos, a estratégia mostra-se poderosa e os efeitos são notados de imediato.

Produzir conteúdo de qualidade tem inúmeras vantagens: além de aumentar a visibilidade da sua marca, você cria autoridade e pode se tornar referência em determinado assunto. É uma maneira eficiente de estreitar os laços com seu público-alvo e manter-se em contato constante com ele.

Ao falarmos de eventos, o marketing de conteúdo pode ser explorado antes, durante e depois da ocasião (não apenas na divulgação, como muitos pensam). No pré-evento, é importante estabelecer um canal de comunicação com sua persona, que deve saber todas as informações pertinentes à programação, credenciamento e demais aspectos do evento.

Em relação ao conteúdo em si, é interessante explorar todas as ferramentas e plataformas à disposição – de posts elaborados no blog da empresa a hashtags oficiais do evento, o foco é manter os participantes, palestrantes e demais presentes engajados. Escrever textos e/ou fazer vídeos pertinentes ao tema do evento e criar um e-mail marketing destinado ao seu público-alvo, por exemplo, é uma maneira de deixá-lo ansioso pelo que está por vir, bem como mostrar a ele que sua empresa está empenhada em mantê-lo atualizado. A imaginação pode rolar solta. 

Durante o evento, a interação deve continuar. Existem diversas maneiras de fazer com que os participantes, palestrantes e demais presentes envolvam-se com o que está acontecendo: algumas empresas criam aplicativos próprios para os eventos, outras disponibilizam QR Codes que são convertidos em quiz, jogos, textos, etc. Independente da sua estratégia, é fundamental que todo o conteúdo produzido seja relativo ao evento ou à sua marca.

Na Nobre, especialmente devido ao caráter informativo dos eventos pelos quais somos responsáveis, trabalhamos com apresentações, vídeos institucionais e materiais impressos.

Um dos pontos positivos do marketing de conteúdo bem feito é que, através da interação de quem estará/está no evento, é possível que outras pessoas fiquem sabendo da sua empresa. Se um participante fizer um post no Facebook ou no LinkedIn, por exemplo, a publicação pode alcançar um número relevante de possíveis clientes e/ou parceiros da sua marca.

Lembre-se de que, se for apostar em conteúdo em tempo real, ter uma equipe responsável por isso e pronta para resolver qualquer imprevisto é imprescindível. Ah! Não esqueça de disponibilizar wi-fi gratuito no local. Esta já não é mais uma opção.

O pós-evento, neste caso, merece tanta atenção quanto o pré-evento. Se antes o objetivo era reter a atenção dos participantes e informá-los a respeito do que esperar, agora o momento exige que as ações sejam voltadas para que os presentes no evento não se esqueçam da sua empresa. Construir uma relação com as pessoas é um grande passo para garantir o sucesso dos negócios.  

Nesta fase, trabalhamos aqui com uma régua de comunicação pós-evento, que engloba agradecimentos e conteúdos técnicos. Diversificar o que é colocado à disposição do público-alvo é também muito importante.

O conteúdo é uma estratégia certeira de marketing e pode – e deve! – ser aplicado a todas as etapas dos eventos. Auxiliamos e incentivamos nossos clientes a explorarem os diversos formatos de conteúdo, sejam textos, vídeos, imagens ou plataformas interativas, como quiz e aplicativos.

E você, já havia pensado em unir marketing de conteúdo a eventos? O que vivenciou em relação a isto? Compartilhe suas histórias conosco!