Marketing de Defensores do Agronegócio: Tudo que você precisa saber

Marketing de Recomendação no Agronegócio:

Defensores são importantes em qualquer negócio. No agro, são fundamentais. Fala-se muito em tribos atualmente, mas há muito tempo os produtores se comportam como grupos inter-relacionados que compartilham tudo o que acontece em suas lavouras. Agora veja dois dados importantes que fortalecem os vínculos e aceleram a troca de informações no âmbito destes grupos:

  • 96% dos produtores rurais utilizam aplicativos como o WhatsApp*;
  • A maioria das pessoas leva em conta a indicação de outras pessoas para tomar decisões.

Então qual a estratégia para ter significado e relevância neste novo cenário? Não basta mais ter só uma boa mensagem – é preciso ter também um mensageiro confiável que vai referendá-la e multiplicá-la no campo.


Lembre-se do que falamos no parágrafo anterior:

Produtores fazem parte de grupos de maior ou menor abrangência e levam em conta indicações de outros produtores em suas decisões.


Portanto, as palavras-chave aqui são: experiência, reconhecimento e influência. Essa tríade tornou-se ainda mais decisiva diante do nivelamento das tecnologias e das entregas semelhantes dos produtos da cesta básica – sementes, herbicidas, inseticidas e fungicidas.

As experiências retroalimentam as ondas poderosas da influência. Há 50 anos o testemunhal de produtores está na estratégia das empresas que atuam no agro. Veja a figura dos círculos compostos aí abaixo. Trata-se de uma microrrede onde estão seu time de campo, seu revendedor, os influenciadores e os demais produtores.


Isso sempre existiu, porém agora temos um cenário diferente pelas seguintes razões
  1. Positivas ou não, as experiências são compartilhadas instantaneamente;
  2. Ninguém dá conta de ver tudo, por isso existe uma seleção de assunto;
  3. O produtor conecta-se imediatamente ao que diz respeito à sua região;
  4. Está permeável aos conteúdos de blogs e portais de especialistas;
  5. Abre imediatamente conteúdos que trazem rostos e nomes familiares.

É impossível falar com todos os produtores da sua região. Mas é possível influenciá-los e fazer com que olhem para sua marca e seus produtos.

A má notícia é que todo mundo quer conquistar os influenciadores e estão fazendo de tudo para isso. A boa notícia é que existe sempre algo que pode ser fortemente conectado ao valor da sua marca e às histórias que a sua empresa vem escrevendo no campo – seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Sua empresa tem produtos que performam e um time ávido por inovação? Então ela está pronta para entrar numa era em que as ferramentas digitais são poderosas irradiadoras de conteúdos mobilizadores, engajadores e vendedores!

Gerar conteúdos inspiradores é que fazemos todos os dias, há 30 anos, para grandes corporações. Isso pode ser útil para sua empresa neste momento?

Produtividade tem para nós significados ainda mais amplos. Diz respeito ao retorno sobre investimentos em comunicação. Assertividade no plano de mídia. Mobilização e engajamento do time. Respostas mensuráveis dos produtores. Estamos prontos para compartilhar as nossas experiências com você. Clique aqui e registre suas perguntas que retornaremos a você.


*Fonte: Pesquisa ABMRA 2017 – Pesquisa Hábitos Produtor Rural