Marketing de varejo - Dia das mães, sua empresa está pronta para essa data?

O Dia das Mães (que esse ano acontece no dia 13 de maio) é a segunda data mais importante no calendário varejista, perdendo apenas para o Natal. Esse ano deve crescer 5% em relação ao mesmo período de 2017. A previsão é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, o aumento registrado foi de 1,3%, frente a 2016.

De acordo com o Google Trends (04/05) o interesse sobre o termo dia das mães já aumentou de maneira significativa do final de abril até agora. A tendência é seguir crescendo e atingir seu pico na semana que antecede a data.

Agora é o momento da sua empresa investir em comunicação para sair na frente dos concorrentes.

A jornada de compra do cliente
De acordo com o Google, existem quatro momentos chave da jornada do consumidor para o dia das mães:

  1.  Inspiração: o consumidor começou a pensar no que comprar e vai explorar todas as opções sem compromisso.
  2.  Celebração: ideias para comemorar a data – buscas por receitas, restaurantes, mensagens, etc.
  3.  Definição: categoria definida, essa é a hora de escolher o presente, normalmente ocorre na semana que antecede a data.
  4.  Compra feita: momento para finalizar a aquisição do presente.

 

O que divulgar
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em 2014, as mães da geração Millennial esperam pela data como uma oportunidade de descansar enquanto as mães com mais de 35 dizem que uma refeição com a família é o melhor presente.

Como comunicar
Uma data tão especial, evidentemente merece ações especiais. É o momento de novas campanhas e promoções com o objetivo de engajar o público.
Nessa época somos bombardeados de materiais emotivos (precisa tanto?) e fica até difícil não chorar. Porém, é importante ressaltar que o público alvo dessa campanha são os filhos.
Nós profissionais de marketing precisamos apoiá-los nesse momento de decisão, com campanhas estratégicas, comunicação dirigida e na data certa.

Preparando a loja
De acordo com a pesquisa realizada pela Nielsen 70% das decisões de compra acontecem no PDV. Sendo assim, a apresentação da loja adequada se torna um importante ativo para a campanha. Invista na decoração e use-a como uma ferramenta de marketing, destacando os produtos de mais sucesso ou combine com a força de vendas uma promoção vantajosa para o cliente.

Além disso, uma vez que o cliente entra no ambiente é preciso fazer com que a sua experiência seja a mais agradável possível. Tome bastante cuidado com a localização dos produtos, fazendo com que os de mais destaque estejam mais acessíveis. Os detalhes como organização da loja para circulação e filas com um tempo de espera razoável são ações pequenas, mas que podem compor uma boa experiência que incentive o retorno do cliente.

Cuidado com o prazo de entrega! Não dá para estragar tudo no último momento do relacionamento com o cliente. E sempre que possível capriche na embalagem, seja qual for, todo mundo espera por um presente lindo e maravilhoso para sua mãe.