Mídias sociais: por que minha empresa precisa se conectar?

O marketing nas redes sociais tomou conta da internet nos últimos anos e aparece em diferentes formatos para atender diferentes públicos e objetivos. Mais do que entretenimento on-line, elas se tornaram importantes ferramentas de marketing digital; no entanto, muitos empreendedores ainda têm dúvidas e não sabem exatamente quais são as razões para aderir a essas redes.

Hoje, essas dúvidas serão esclarecidas! Saiba por que a sua empresa precisa estar conectada e quais são as razões que vão além do simples “divulgar a marca para todo mundo”.

Manter-se em destaque

A maior parte das pessoas, quando recebe a indicação de uma empresa, procura direto no Google. Se o seu empreendimento não estiver em nenhuma rede, automaticamente quem está do outro lado já vai ter uma visão de que ele é retrógrado, desatualizado. Ou seja, uma primeira impressão negativa.

De acordo com a Pesquisa Conecta, plataforma web do Ibope, realizada com internautas brasileiros em 2017 revela que o WhatsApp é usado por 91% deles, o que o torna a rede social mais popular nesse público. O Facebook, com 1,6 bilhão de usuários no Brasil, é o segundo colocado com 86%, seguido pelo Instagram com 60%.

Termômetro da imagem

Pelas redes sociais é possível acompanhar o que está sendo dito pelas pessoas a respeito da empresa, por isso, elas acabam funcionando mesmo como um termômetro da imagem corporativa. Hoje em dia, é comum que os internautas indiquem serviços ou critiquem os mesmos utilizando os seus perfis, porque sabem que isso tem um alcance considerável.

Então, se a sua empresa também tiver um perfil, vai conseguir acompanhar e administrar esse tipo de situação, agradecendo os elogios e respondendo rapidamente em casos de reclamação.

Engajamento com o público-alvo

As mídias sociais são uma das melhores formas de engajar um consumidor e fazer com que ele se torne fã da sua marca. Atualmente as mais utilizadas são: Facebook, Instagram (incluindo o Instagram Stories), LinkedIn, Twitter, Google+, entre outras. Cada uma tem sua linguagem própria, por exemplo, o Facebook é uma plataforma mais descontraída, têm uma linguagem mais solta, então permite que você se posicione dessa forma. Uma postagem mais divertida no Facebook pode gerar um sentimento de encantamento. Mais que isso: as pessoas podem curtir, comentar e compartilhar e isso vai, inclusive, atrair mais seguidores.

Tornar-se referência

O marketing de conteúdo está em alta e as redes sociais são uma excelente plataforma para colocá-lo em prática. É possível abastecer os perfis da empresa com conteúdos interessantes, exclusivos e em diferentes formatos (textos, imagens, vídeos, listas, gráficos).

Pouco a pouco, isso vai fazer com que o seu empreendimento deixe de ser apenas “vendedor” de algum produto ou serviço para se tornar uma referência naquela área. As pessoas que acompanham o perfil logo vão perceber que por trás da empresa existem pessoas que realmente entendem do assunto. Compartilhe o seu conhecimento!

Atender os clientes instantaneamente

Os chats das redes sociais são as novas centrais de atendimento ao consumidor. Por lá você pode tirar as dúvidas dos seus clientes de forma instantânea e pode até fechar vendas se estiver aberto a isso. Uma empresa que responde rápido nas redes sociais sempre será vista com bons olhos.

Aumentar a credibilidade

Saber escolher quais são as redes sociais que combinam com o perfil da empresa, trazer bons conteúdos e manter as atualizações frequentes são pequenas práticas que aumentam a credibilidade da empresa no mundo on-line.

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