SAQ: o que perguntar ao contratar uma agência de marketing?

Pequena, média ou grande – independente do tamanho da empresa, contratar uma agência de marketing é uma boa pedida para quem quer obter resultados positivos através da divulgação assertiva de um negócio.

As agências são responsáveis pela comunicação da empresa com o público-alvo. O objetivo do trabalho está diretamente relacionado à entrega de valor para o cliente.

O boom das agências começou no início dos anos 90, mas se consolidou com a chegada dos anos 2000, quando internet fez com que o marketing conquistasse um novo mercado: o digital. Não é como se o marketing tradicional deixasse de existir, mas, hoje em dia, o posicionamento de um negócio está diretamente ligado à forma com a qual ele se comporta nas redes sociais, à mensagem que passa em seu site institucional, etc.

Apesar de o marketing ser de grande ajuda para as marcas, muitas vezes os responsáveis pela gestão das empresas antecipam-se e contratam uma agência que não corresponde às necessidades específicas daquele determinado negócio.

É fundamental, portanto, ter algumas certezas antes de fechar um contrato, especialmente porque o investimento não costuma ser baixo. Para ajudá-lo, listamos as perguntas mais importantes que devem ser respondidas antes da contratação. Confira nosso SAQ (should ask questions, ou, em português, perguntas que você deveria fazer) especial sobre o tema.

Quais são exatamente os serviços prestados pela agência?

O que você espera do trabalho da agência? Rebranding, mídias digitais, marketing offline? É importante ter noção de como a agência trabalha e quais são seus focos principais da atuação. A última coisa que queremos é que, passados três meses, você precise procurar por outros para complementar o serviço.

Faça perguntas. Seja objetivo. Questione até que não haja dúvida. Vá à reunião com um briefing feito previamente junto à sua equipe e tenha em mente quais as necessidades da sua empresa em relação à divulgação do trabalho.

Qual a reputação da agência (no mercado e com clientes)?

Analise as notas que a agência recebeu pelos serviços prestados. Confira as avaliações recebidas no Facebook, procure por ela no Google e preste atenção aos resultados. Veja se a agência tem certificações que a diferenciam das demais e, é claro, confira o portfólio e os cases de sucesso que ela apresenta.

A agência é realmente especializada naquilo que eu busco para minha empresa?

Com o advento do marketing digital e a concorrência cada vez mais acirrada, uma situação muito recorrente é que agências de marketing tradicional ofereçam serviços que não estão aptas para realizar. É por isso que conferir os trabalhos realizados é tão importante.

A agência realmente se preocupa com os resultados?

Outra pergunta necessária no contexto atual do mercado publicitário, extremamente inflado, refere-se à importância que a agência dá aos resultados, já que muitas vezes a preocupação é fechar contratos. Certifique-se de que a agência entrega relatórios e realiza pesquisas frequentes para monitorar as ações realizadas.

Qual a experiência da equipe da agência?

Lembre-se de que, na maioria das vezes, é com o dono da agência que você conversa, mas é a equipe que realiza os trabalhos. Isto significa que investigar a reputação da equipe é tão importante quanto passar os olhos sobre os trabalhos realizados pela agência.

Qual o método de trabalho da agência?

As agências são empresas e, tais quais todas as outras, têm métodos de trabalho diferentes. É preciso distingui-los e optar pela agência cuja metodologia de atividades e entregas esteja em sintonia com a da sua empresa. A longo prazo, ter parceiros cujas visões são diferentes da sua pode causar dor de cabeça.

Como a agência se comporta nos canais de comunicação?

Uma excelente maneira de avaliar a atenção que uma agência dá ao marketing é ver como ela se posiciona em relação ao próprio marketing.

Hoje em dia, a melhor maneira de obter essa resposta é através dos canais de comunicação digitais, como redes sociais, site institucional, etc. Se você encontrar um site abandonado ou redes sociais paradas, fique atento, pois pode ser um indicativo de que a agência não domina o trabalho que se propõe a fazer.

Tenha em mente!

Além das perguntas supracitadas, há outras questões igualmente importantes que valem ser discutidas: como a agência pretende fazer com que você se destaque da concorrência? O quanto ela sabe sobre seu negócio? Como ela pretende se comunicar com você? Quais as métricas utilizadas para avaliação dos resultados?

Todo investimento consciente na sua empresa vale a pena, mas é preciso estar completamente atento a todos os aspectos da contratação de uma agência de marketing, já que é ela quem vai te ajudar a se posicionar no mercado e diante do público-alvo.

Por aqui, nos esforçamos para manter o canal de comunicação com os clientes sempre aberto. Acreditamos que o diálogo é o segredo para que possamos entregar a eles os melhores resultados, além de ajudá-los em relação à visibilidade de cada um!