Os 8 Ps do Marketing Digital


Se você é proprietário de uma empresa, diretor, coordenador ou trabalha com marketing digital, provavelmente entende bem sobre os 4 Ps do Marketing Tradicional. O conceito contribui significativamente nas estratégias e negócios de empresas de grande e pequeno porte.

A teoria representada por produto, preço, praça e promoção foi criada por Neil Borden em 1949, aprimorada por Jerome McCarthy e difundida por Philip Kotler anos mais tarde e mostra o motivo que algumas marcas vendem mais que as outras e, consequentemente, porque algumas são mais buscadas pelos consumidores e geram mais receita. Segundo o conceito, empresas de qualquer segmento precisam ter definido: o produto, onde encontrar, quando irá custar e como vai chegar até o seu público.

Entretanto, com a propagação da internet, o comportamento do consumidor mudou e a forma como as pessoas e as marcas se comunicam também. As mídias digitais transformaram o diálogo das empresas e seus clientes e o marketing vem acompanhando essa mudança. Como o mercado está cada dia mais competitivo e exigente, é preciso se reinventar e escolher como apresentar ao público o seu produto da melhor forma, além de garantir um plano de marketing ainda mais completo.

Os 4 Ps são parte de um conceito chamado de Mix de Marketing e Composto de Marketing, mas foram adaptados ao longo do tempo e se juntaram a mais 4 Ps: pessoas, processos, phisycal evidence e precisão.

Para você entender cada um dos conceitos e aplicá-los em sua estratégia, fizemos uma divisão abaixo de todos os pontos que serão explicados logo mais:

4 Ps tradicionais:

  • Produto
  • Preço
  • Place (local)
  • Promoção

4 novos Ps:

  • Pessoas
  • Processos
  • Physical Evidence (Evidências físicas)
  • Precisão


1 – Produto

O produto deve ser pensado como um todo e é responsável pelo sucesso da empresa, já que é a principal fonte de conexão entre você e o seu público. Em paralelo ao produto, está o serviço. É necessário observar aqui também as estratégias de divulgação, sendo assim, você deve pensar:

  • Qual o conceito;
  • Qual o objetivo;
  • Como ele vai impactar a vida do seu cliente;
  • Como ele ajuda a resolver uma problemática;
  • Como ele se destaca diante das concorrências do mercado


2 – Preço

É a etapa de definição do valor em que você irá cobrar sobre o produto/serviço ofertado ao cliente. Não diz respeito apenas ao valor monetário sendo julgado pelo público como “caro” ou “barato”.

Faz-se necessário se atentar ao valor agregado, perceptível de marca. Quanto custou a produção e quanto vai custar para ser vendido. Para isso, você pode contar com o apoio financeiro da sua empresa na sugestão dos valores.

Neste P, vale identificar quantas pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto.  Lembre-se que se você conseguir transmitir uma ideia de valor percebido ao invés do valor monetário, a receptividade no mercado será ainda melhor. Pois, de nada adianta, entregar um produto valioso no qual as pessoas não estão dispostas a pagar.

3 – Place

Representa o local onde as pessoas irão encontrar e comprar o seu produto. Saiba onde elas estão, quais estabelecimentos costumam frequentar e quais as formas de compras que mais os agradam. Como alternativa e flexibilidade ao cliente, você ainda pode oferecer vendas em pontos físicos e on-line.

4 – Promoção

Envolve a forma que o produto irá ser promovido e as formas como irá chegar ao cliente. É necessário se atentar para alguns aspectos promocionais, como por exemplo: embalagem, propaganda, métodos de vendas e divulgação.

Para o lançamento, você poderá realizar ações interativas nas redes sociais, concursos culturais e promover até um evento. A apresentação inicial é crucial para o sucesso.

Agora, vamos para as demais e novas estratégias que complementam os 8 Ps do Marketing Digital.

5 – Pessoas

As pessoas da sua equipe são essenciais para compor a relação dos 8 Ps do Marketing Digital. Preocupe-se em treinar, capacitar e motivar para ter profissionais preparados para esclarecer todas as dúvidas que surgirem dos clientes sobre o seu produto.

Bom atendimento e profissionalismo são extremamente necessários para mediar o processo de vendas.

6 – Processos

É por meio dos processos que você terá um nível de excelência nas padronizações, que se faz necessário nas entregas. Trata-se do fluxo de trabalho e metodologias que devem ser aderidos pelas empresas, já que os processos internos também são relevantes.

Não esqueça de estruturar as formas de pagamento e os canais de venda.

Se tudo sair conforme o esperado, o cliente ficará satisfeito com seu produto.

7 - Physical Evidence (Evidências físicas)

É como a sua empresa irá ter uma percepção do ambiente em que o produto/serviço é prestado. Está relacionado com vários fatores, desde a apresentação visual com equipamentos e instalações, disposição dos produtos na vitrine, um site de fácil navegação até cartões de visitas. De maneira resumida, é como a empresa vai interagir com o cliente.

Essas evidências são importantes para destacar o seu negócio da concorrência, além de posicionar sua marca perante o mercado.

O ideal é criar uma personalização que irá trazer a fidelização. O público passa a se identificar com a proximidade que você criou e estabelece uma relação de confiança.

8 – Precisão

 Está estritamente ligado à Performance. No Marketing Digital, há a vantagem de mensurar os resultados de cada ação. Portanto, o P da Precisão é a etapa em que se deve avaliar os resultados das estratégias realizadas para mensurar o sucesso que sua empresa está alcançando.

Um dos KPIs (Key Performance Indicators) mais usados para avaliar o resultado de sua campanha é o ROI (Retorno Sobre o Investimento) com o custo por lead e a taxa de conversão, por exemplo. 

Analisar esses indicadores é de extrema importância, pois só assim você saberá se os objetivos das etapas anteriores estão sendo bem sucedidos. Eles vão mostrar se você está no caminho certo ou se será necessário repensar e elaborar novas estratégias.

Depois de conhecer os 8 Ps, agora é possível compreender que cada um integra um conjunto eficaz na elaboração de uma estratégia mais assertiva. Os profissionais do segmento e gerentes de empresa precisam se atentar aos aspectos apresentados.

E você, já aplicou as estratégias em seu negócio? Acredita que as transformações digitais vieram para agregar ainda mais com os 8 Ps? Foi necessário se reinventar? Compartilhe sua experiência conosco!

Referências:

https://www.implantandomarketing.com/os-8-ps-do-marketing-de-servicos/

https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/08/os-8-ps-do-marketing-digital-para-fazer-sucesso-na-internet.html

https://blog.lahar.com.br/marketing-digital/os-8-ps-marketing-digital/